Powered By Blogger

sábado, 12 de março de 2011

AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO

Um grupo de estudantes estudava as sete maravilhas do mundo. No final da aula, foi pedido aos estudantes que fizessem uma lista do que consideravam as sete maravilhas. Embora houvesse algum desacordo, começaram os votos:

1) O Taj Mahal
2) A Muralha da China
3) O Canal do Panamá
4) As pirâmides do Egito
5) O Grand Canyon
6) O Empire State Building
7) A Basília de São Pedro

Ao recolher os votos, o professor notou uma estudante muito quieta. A menina não tinha virado sua folha ainda. O professor então perguntou a ela se tinha problemas com sua lista. A menina quieta respondeu:
- Sim, um pouco. Eu não consigo fazer a lista, porque são muitos.

O professor disse:
- Bem, diga-nos o que você já tem e talvez nós possamos ajudá-la.

A menina hesitou, então leu:
- Eu penso que as sete maravilhas do mundo sejam:

1 - Ver
2 - Ouvir
3 - Tocar
4 - Provar
5 - Sentir
6 - Rir
7 - E amar ...
A sala então ficou completamente em silêncio...

(autor desconhecido)

UMA ACADEMIA DIFERENTE

Será possível tal academia?

Alguém, o nosso personagem do futuro, estava radiante ao ir para a academia. Após algumas semanas, alguém percebia que estava bem diferente, em corpo, mente e sabe-se lá o que mais. Todo o ceticismo do início tinha desaparecido, diante dos resultados obtidos. Sentia-se equilibrado, motivado e disposto a dedicar-se aos vários objetivos que definira para si mesmo.
Um motivo especial para o dia era a prática de inteligência emocional. Se perguntassem a ele algum tempo atrás se podia escolher emoções, ele diria: "Impossível".
Mas agora era um fato. E se tivessem perguntado a alguém se ele era capaz de ler, memorizar e aprender dezenas de vezes mais rápido, diria o mesmo. Ele sequer sonhava que era possível ter um auto-controle harmonioso e suave, pensar como um Einstein ou aprender dormindo. Talvez antigamente ele pensasse no tempo que tinha perdido, mas agora alguém não ficava pensando no que não podia mudar, preferia olhar para a frente.

E a cada pequeno passo, alguém percebia cada vez mais próximo seu grande sonho: abrir a sua própria Academia de Inteligência!

Virgílio Vasconcelos Vilela

ENERGIZAÇÃO

Como superar limites presumidos? Use sua imaginação para conseguir mais.
Uma estratégia sugerida por Anthony Robbins é muito útil para irmos além de limites que acreditamos (apenas) que temos, além de ser muito fácil de se fazer:

1) Providencie giz ou algo que sirva para marcação no chão (até uma linha divisória no piso pode ajudar).

2) Em pé, de pés juntos e alinhados, gire um dos pés sobre o calcanhar até seu limite. Marque o ângulo atingido e realinhe os pés.

3) Feche os olhos e mentalize o mesmo movimento, girando além do que fora (só na imaginação, não mova o pé desta vez).

4) Repita o passo 2 e novamente marque até onde foi o pé.

5) Compare os ângulos formados pelos pés, antes e depois.

Usei várias vezes esta técnica de ampliação mental de limites em demonstrações em sala de aula, e apenas um ou dois em cada 40 não atingiam um ângulo maior. Nunca ninguém atingiu na segunda vez um ângulo menor. Ela foi muito útil também em exercícios de RPG, inclusive para proporcionar maior concentração: ao invés de prestar mais atenção na dor dos alongamentos, concentrava-me em fazer melhor os exercícios!

Você pode aplicar esta estratégia em qualquer situação na qual encontre um limite e possa visualizar-se internamente fazendo. De fato, nossos limites, embora não estejam na zona de conforto, constituem as fronteiras de melhoria.

Virgílio Vasconcelos Vilela
Baseado em Poder sem Limites, de Anthony Robbins (Ed. Best Seller)

MEDITAÇÃO E RELAXAMENTO

Meditação atenciosa de Deepak Chopra

Descubra sua sabedoria interior... ou apenas descanse. Trata-se de uma técnica simples de desencadear um estado de relaxamento profundo de corpo e mente. À medida que a mente se aquieta e permanece desperta você vai se beneficiar de um estado de consciência mais profundo e tranqüilo.

1. Antes de começar, encontre um local silencioso em que não vá ser perturbado.

2. Sente-se e feche os olhos.

3. Concentre-se na respiração, mas inspire e expire normalmente. Não tente controlar ou alterar a respiração deliberadamente. Apenas observe.

Ao observar a respiração, vai ver que ela muda. Haverá variações na velocidade, no ritmo e na profundidade, e pode ser que ela pare por um momento. Não tente provocar nenhuma alteração. Novamente, apenas observe.

Pode ser que você se desconcentre de vez em quando, pensando em outras coisas ou prestando atenção aos ruídos externos. Se isso acontecer, desvie a atenção para a respiração.

Se durante a meditação você perceber que está se concentrando em algum sentimento ou expectativa, simplesmente volte a prestar atenção na respiração.

Pratique esta técnica durante quinze minutos. Ao final, mantenha os olhos fechados e permaneça relaxado por dois ou três minutos. Saia do estado de meditação gradualmente, abra os olhos e assuma sua rotina.

Sugiro a prática da meditação atenciosa duas vezes ao dia, de manhã e no final da tarde. Se estiver irritado ou agitado, pode praticá-la por alguns minutos no meio do dia para recuperar o eixo.

Na prática da meditação você vai por uma de três experiências. Mas deve resistir à tentação de avaliar a experiência ou sua capacidade de seguir as instruções, porque as três reações são "corretas".

Você pode se sentir entediado ou inquieto, e a mente vai se encher de pensamentos. Isso significa que emoções profundas estão sendo liberadas. Se relaxar e continuar a meditar, vai eliminar essas influências do corpo e da mente.

Você pode cair no sono. Se isso acontecer durante a meditação, é sinal de que você anda precisando de mais horas de descanso.

Você pode entrar no intervalo dos pensamentos... além do som e da respiração.

Se descansar o suficiente, mantiver a boa saúde e devotar-se todos os dias à meditação, você vai conseguir um contato significativo com o self. Vai poder se comunicar com a mente cósmica, a voz que fala sem palavras e que está sempre presente nos intervalos entre um pensamento e outro. Essa é a sua inteligência superior ilimitada, seu gênio supremo e verdadeiro, que, por sua vez, reflete a sabedoria do universo. Tudo estará a seu alcance se confiar na sabedoria interior.

Deepak Chopra
No livro Saúde Perfeita

AMBIGUIDADES VISUAIS

Ambigüidades visuais
O segundo olhar pode sempre descobrir algo não percebido
Ambiguidade visuais são imagens nas quais vemos coisas diferentes, conforme o enfoque. Com tais imagens, procure sempre algo a mais do que o primeiro olhar nota.
 

Bailarina
Moço e velho
Moça e velha
Pai, mãe e filhaSkate nas nuvens
De cabeça para baixo é outra coisa
Uma serenata... e mais
O velho e o casal escondido
A moça no espelho
Quebra-cabeças animado
http://www.possibilidades.com.br/possibilimagens/frame_ambiguidades.asp