Powered By Blogger

domingo, 27 de março de 2011

ESCOLHAS

José entra na sala de seu chefe indignado pois Mário a apenas 3 meses na empresa já ocupava um cargo acima do seu enquanto ele a 3 anos não havia tido se quer um aumento de salário que não através de dicídio:


Chefe, preciso falar com você! Mário está aqui apenas 3 meses e já foi promovido enquanto eu...


Interrompido pelo chefe, este lhe diz que está pensando em dar um café da manhã para todos os funcionários e que ele vá até a quitanda da frente e veja se tem abacaxis. Sem entender nada, José vai até a quitanda e volta dizendo um simples "sim, eles tem abacaxis". Antes que José pudesse reclamar o porque de ter lhe feito este pedido, o chefe pede que ele sente e aguarde, pedindo a secretária que chame Mário. Mário entra na sala e o chefe lhe faz a mesma pergunta, ou seja, que está pensando em dar um café da manhã para todos os funcionários, por isso precisa que ele vá até a quitanda da frente e veja se tem abacaxis. Depois de dez minutos Mário Retorna e o chefe lhe pergunta:


E então eles tem Abacaxis?


Sim senhor, mas não estão bem frescos, na quitanda da frente eles estão melhores e com preço em melhores condições. Peguei o telefone dos vendedores caso o senhor queira fazer uma reserva, afinal para um café da manhã talvez precisemos de uma quantidade razoável. E caso seja do seu interesse, eles também tem bananas, maçãs e mangas. O senhor precisa de mais alguma coisa chefe? Estava no meio daquele relatório que o senhor havia me pedido...e...


Não Mário, é só isso. Pode voltar ao trabalho. Muito Obrigado!


O chefe volta-se para José e pergunta:


José você queria me perguntar alguma coisa quando entrou na minha sala, o que era mesmo?


Nada não senhor, é que estou muito satisfeito em trabalhar aqui. (dando um grande sorriso volta ao trabalho compreendendo que comportamentos são selecionados pelo ambiente e Mário, havia se comportado de tal forma que pudesse ter como conseqüência o seu cargo em tão pouco tempo de casa.).

LIVRE ARBÍTRIO

Em uma cidade, havia um velho monge que nunca errava em suas respostas, sempre sabidamente respondia as dúvidas dos moradores, até que Dois meninos travessos tiveram uma idéia para enganá -lo:

- Vamos pegar um passarinho muito pequeno e por ele entre nossas mãos, pedindo para que o monge adivinhe o que tem dentro, lógico que esta ele vai acertar, então pediremos para que ele diga se o pássaro está vivo ou morto. Se disser vivo, nos esfolamos o pescoço do pássaro e mostramos ele morto, se disser morto, abrimos e provamos que ele estava errado! hhahahahaha.
Foram então ao encontro do monge e perguntaram:

- E ai velho, o que temos nas mãos?

- Hum....Hum... é um pássaro ainda filhote.

- Está certo, mas ele está vivo ou morto?

- Hum... meu jovem, a vida deste pássaro está em suas mãos, decidir se ele ficará vivo ou morrerá não depende de mim da mesma maneira em que você pode potencializar esta criatividade para seu desenvolvimento pessoal, não posso impedir suas traquinagens, por tanto peço que volte para sua casa e reflita sobre sua conduta. Seus comportamentos são sempre controlados e seguidos de conseqüências e escolhê-las é o que chamamos de livre arbítrio. O que você quer: matar ou libertar o pássaro?

Daquele dia em diante os meninos nunca mais apareceram no vale onde o Momge morava.