Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de julho de 2011

ASSERTIVIDADE

Escrito por Sandra Belotti

Se você não consegue dizer o que pensa; costuma fazer trabalhos que são dos outros; diz sim quando gostaria de dizer não; quando confrontado tenta reagir, porém, só surge uma ideia coesa duas horas depois... É provável que falte um pequeno ajuste no seu comportamento.

Mas, o que é ser assertivo? Assertividade significa afirmativa ou asserção naquilo que se acredita verdadeiro.

Nas relações interpessoais, assertividade se refere a uma amplitude positiva de respostas e de soluções positivas, nas quais todos os envolvidos sentem-se confortáveis e comprometidos com os resultados a serem alcançados.

Uma definição bem aceita é a que diz que a assertividade é a habilidade de expressar idéias, opiniões, sentimentos, ao mesmo tempo em que há uma afirmação de direitos, sem violar os direitos dos demais. O comportamento assertivo é o que torna a pessoa capaz de agir em seu próprio interesse, a se afirmar sem ansiedade indevida, a expressar sentimentos sinceros sem constrangimento, ou a exercitar seus próprios direitos sem negar os alheios.

Profissionalmente é bastante óbvia a importância da assertividade, mas na vida pessoal, a assertividade também traz bem-estar porque a pessoa sente que tem as rédeas da própria vida em suas mãos. Ela está no controle. Sem contar os efeitos secundários. A assertividade diminui aquela necessidade de ter a aprovação obrigatória de outras pessoas sobre seus atos. Com isso, a pessoa se torna mais autoconfiante e com sua auto-estima equilibrada. Você já se viu numa situação na qual consegue tomar uma decisão difícil e, em seguida, se sente aliviado e feliz com você mesmo? Se, para isso, não agrediu o outro por palavras ou ações, você foi assertivo.

Todos sabem que a transparência é a melhor saída, que a flexibilidade é muito positiva, que a atitude verdadeira é a mais correta. Enfim, que o correto é dizer "sim" quando se quer dizer "sim" e dizer "não" quando se quer dizer "não". Então, por que as pessoas não são assertivas? A falta de assertividade geralmente é originada pelo medo da perda: pode ser o medo de perder o emprego, de perder o amor do outro, de ser humilhado, enfim, medo de ser excluído de alguma forma.

A assertividade está intimamente ligada ao autoconhecimento e dela se cercam três tipos de comportamento:

1) Se você não tem o costume de se perguntar o que quer, por que quer, por que isso é realmente importante, mas só faz do seu jeito, fica a obrigação de um comportamento agressivo sem muito discernimento. O comportamento agressivo é ensinado pela sociedade e pela cultura. Recebemos ensinamentos que propõem a resolução dos conflitos com agressividade. Alguns exemplos: "o mundo é dos espertos", "a melhor defesa é o ataque", "bata antes de apanhar", "nunca leve desaforos para casa” e muitos outros...

2) Se você não sabe o que quer e vai à direção do que os outros acham ou mandam, corre o risco de adotar o chamado comportamento passivo. Ele também se origina da educação. Quando você era criança, ouvia a seguinte mensagem: "Seja gentil com as pessoas no seu aniversário. Quando ganhar um presente, diga obrigado e gostei muito, mesmo que não tenha gostado". Ou: "Diga a Fulana que ela está bonita, mesmo que ela esteja horrível". Pronto! Essa orientação para agradar o outro (às vezes recorrendo à mentira e à autonegação) é um dos inimigos do comportamento assertivo, pois gera o comportamento passivo.

3) Mas, se você sabe o que quer e não tem coragem de fazer valer o desejo que percebe em si, amargando uma raiva que se transforma em ironias e sarcasmos, você adota o comportamento passivo-agressivo.

Um exercício rápido sobre sua Assertividade

Faça o exercício proposto pelo psiquiatra Dácio Bonoldi Dutra e realize uma auto-reflexão sobre o seu comportamento.

Procure imaginar como você se sentiria nas situações propostas e responda, numa escala de 0 a 10, onde 0 é totalmente confortável, e 10, totalmente desconfortável.

- Pedir um favor a alguém
- Pedir ajuda
- Dizer a alguém de quem gosta que ele/ela fez algo que incomodou
- Admitir seu desconhecimento sobre um assunto em discussão
- Perguntar a alguém se você o ofendeu
- Discutir com uma pessoa que criticou seu comportamento
- Expressar opinião diferente da pessoa com quem conversa
- Criticar um amigo
- Criticar o cônjuge
- Expressar sua opinião com alguém que você não conhece muito
- Contradizer alguém mesmo sabendo que vai decepcioná-lo
- Cumprimentar alguém por sua competência ou criatividade

Se você totalizar mais de 59 pontos, está com dificuldade de lidar com as situações e seria importante se você verificasse de que maneiras essas dificuldades estão interferindo em sua vida.

"Assertividade é a capacidade de concretizar desejos incluindo os desejos dos outros". Dácio Bonoldi Dutra

Sonia Belotti
http://www.teias.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=328:assertividade&catid=7:equipes&Itemid=11

Parabenizo a autora  desse artigo pela coerência das ideis e qualidade do conteúdo. Trabalho a assertividade nos grupos de treinamento que eu facilito, como forma de desenvolvimento do potencial humano, internalizando a compreensão de que quando a pessoa é capaz de agir em seu próprio interesse expressando seus sentimentos e seus próprios direitos sem ignorar os sentimentos e direitos dos outros, está gindo de forma assertiva.