Powered By Blogger

domingo, 13 de março de 2011

RELAXAMENTO

O relaxamento é uma prática extremamente importante, principalmente no mundo moderno. É um remédio eficaz contra o estresse e um dos procedimentos básicos para exercícios de educação da mente, de visualizações, de energização, etc.
Nos exercícios de relaxamento mais simples bastam algumas respirações profundas e compassadas para harmonizar os ritmos internos, dando a si mesmo uma ordem para relaxar.
Em seguida observar o próprio corpo, enviando-lhe a mesma indução. Sentir os pés, relaxando-os; as pernas, relaxando-as; as coxas, relaxando-as e assim por diante até abranger todo o organismo, inclusive os órgãos internos.
Sentir-se inteiramente relaxado, como se fosse uma toalha molhada, totalmente largada sobre o espaço em que estiver.
Concentrar o pensamento em alguma imagem relaxante como, por exemplo, um recanto da natureza. Procurar sentir-se naquele ambiente de paz e harmonia, deixando que essesvalores inundem todo o ser: corpo, mente, emoção...
Esse é um modelo de relaxamento induzido por si mesmo. É prático e é muito bom. Mas se tiver acesso a um relax conduzido por outrem é bem melhor porque poderá ficar com a mente livre, sem necessidade de raciocinar para elaborar cada etapa dos procedimentos.
Assim, com o pensamento em repouso, deixando-se conduzir, poderá atuar com muito mais eficácia em seu "mundo íntimo".
Quando nos acostumamos a relaxar, conseguimos fazê-lo em qualquer lugar e a qualquer momento, bastando algumas respirações profundas e uma rápida visualização de todo o corpo, enviando-lhe um comando de relaxamento.
O organismo acostuma-se a obedecer nossas ordens mentais, quando nos habituamos a essa prática.
Ela é muito importante, principalmente à noite, antes de dormir, para que o sono possa ser melhor aproveitado. O mesmo pela manhã, ao acordar, preparando-se para o novo dia.

Nenhum comentário: